
Estágio obrigatório na LEdoC
Objetivo Geral
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Proporcionar o exercício da prática profissional aos estudantes do curso, respeitando os princípios da Educação do Campo.
Objetivos Específicos
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Consolidar e articular experiências teórico-práticas desenvolvidas ao longo do curso, visando a reflexão crítica sobre os processos educativos no campo, para a transformação da forma escolar;
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Desenvolver estratégias pedagógicas que contribuam para a criação de práticas transformadoras;
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Promover a pesquisa dentro da prática de estágio;
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Refletir crítica, coletiva e sistematicamente sobre o processo de construção do conhecimento de forma interdisciplinar/transdisciplinar;
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Desenvolver ações em Tempo Universidade e Tempo Comunidade, que aprofundem o diálogo entre as áreas de formação do curso;
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Articular as experiências de Estágio dentro das ações de Inserção Orientada na Escola – IOE, e Inserção Orientada na Comunidade-IOC;
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Estimular a produção de conhecimento ligada à realidade do campo;
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Propiciar aos estudantes que já atuam como professores, refletir crítica e teoricamente sobre sua prática pedagógica;
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Envolver os saberes da comunidade no processo de educativo;
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Contribuir com promoção de experiência de organização do currículo por área de conhecimento na Escola do Campo.

Termo de Compromisso de Estágio (TCE)
O TCE é documento obrigatório para iniciar o estágio. Acesse o pré-cadastro no SIGAA, seguindo as orientações dos professores de Estágio.


Relatório Final
Siga o roteiro abaixo, referente ao Relatório Pedagógico Final de Estágio.
Ao final do seu estágio, você deverá enviar o PLANEJAMENTO DE AULAS e o RELATÓRIO PEDAGÓGICO FINAL, por meio do formulário de envio de documentos abaixo.
O último passo é o relatório do SIGAA, que contém o termo de conclusão de estágio e a avaliação do professor supervisor. Utilize o modelo abaixo, preencha, pegue a assinatura do supervisor, assine e insira diretamente no SIGAA.
Orientações para estágio
A. As disciplinas de Práticas Pedagógicas devem ser organizadas de modo a contribuir para a realização dos Estágios Supervisionados, na seguinte perspectiva
PP 4 – preparação para o Estágio 1;
PP 5: Avaliação do Estágio 1 e preparação para o Estágio 2 (preferencialmente na EJA);
PP 6: Avaliação do Estágio 2 e preparação para o Estágio 3 (Ensino Médio);
PP 7: Avaliação do Estágio 3 e preparação para o Estágio 4 (Ensino Médio).
B. Preparação do Estágio Supervisionado na LEdoC/UnB
Antes do início do semestre letivo - o estudante encontra a escola que poderá realizar o Estágio, preenche o TCE e envia até o prazo estabelecido pela Coordenação Colegiada de estágios, seguindo o procedimento citado acima.
Início do semestre letivo – O/a professor/a orientador/a da UnB avalia o TCE enviado, devolve a/o estudante, para que o estudante colha as assinaturas do diretor da escola e do professor supervisor. O/A estudante devolve o TCE assinado para o professor orientador, que por sua vez, envia a CESG para tramitação.
Durante o semestre letivo – os estudantes poderão realizar o Estágio nas escolas indicados, desde que o TCE tenha sido aprovado pela CESG.
C. Conclusão do estágio.
Além de entregar o relatório, o estudante deverá também entregar todos os documentos preenchidos e assinados exigidos na época da realização do estágio. São eles: (a) TCE, (b) AVALIAÇÃO DO PROFESSOR REGENTE, e (c) Ficha de Acompanhamento de Estágio.
D. Estudantes que realizaram as atividades de estágio mas não entregaram o relatório de estágio
O relatório será aceito apenas no semestre letivo imediatamente posterior ao semestre em que o estágio foi realizado. Por exemplo, o estudante que realizou as atividades de estágio em 1/2021, mas não entregou o relatório em 1/2021, só poderá entregar em 2/2021. Caso contrário, deverá realizar o estágio do início novamente.